Um nota sobre relacionamentos

A sociedade atual prega a agilidade das tarefas, dos comportamentos e dos relacionamentos, tudo passou a ser descartável e aprendemos a eliminar ~ e não reparar ~ quando algo passa a não se adequar às nossas expectativas.
Venho notando, pelos relatos de conhecidos ou mesmo no âmbito profissional, que investir no outro “saiu de moda”, e o que é realmente é reforçado pela sociedade é fugacidade nas relações, sejam estas de amizade, amorosas ou familiares.
Não é mais ensinado o modelo empático para se compreender o outro, tão pouco os ganhos de um investimento em uma relação saudável, mas sim a saída mais fácil e rápida: O descarte do próximo. E talvez este seja o grande mal de nossa geração.
Ao ver esse vídeo, a respeito de uma pesquisa sobre intimidade, além de retomar esta reflexão que venho construindo, sobre o cultivar das relações, percebo ainda que ao passarmos correndo pela vida, simplesmente não nos atentamos ao outro, ainda mais quando este outro vive com a gente, e que de tão natural que a relação ficou, acaba passando despercebido na rotina.
Não observamos mais este outro, com suas características, seus detalhes, suas nuances. Não tocamos mais neste outro com a motivação da descoberta e do respeito à sua identidade.
Não damos a ele o seu lugar de existência.
E o vídeo mostra que em apenas 4 minutos de contato íntimo, ao olhar nos olhos do outro, parando nossa vida momentaneamente, podemos resgatar sentimentos e descobrir tanto sobre este outro e sobre nós mesmos. Algo simples, que podemos exercitar todos os dias. Um resgate de nossas relações.

Ah, se muitos soubessem que um olhar sincero é mais íntimo do que muitos toques e carícias, o mundo seria menos fugaz.

Em 55 anos de casamento, nós nunca realmente olhamos nos olhos um do outro dessa forma” – comentou uma mulher ao fim dos quatro minutos. “Quando eu olho para você de perto, percebo o quanto preciso de você“, – respondeu seu marido.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s