Viver é gratuito.

Sentada na varanda do apartamento, dei uma pausa na escrita do artigo científico para vir escrever um pouco sobre o que me inquieta de verdade. Não, não são as perguntas científicas na psicologia empírica, mas sim a rotina nossa e como estamos lidando com ela.
Enquanto eu, sentada na varanda, tentando adequar um parágrafo chato de um artigo, outros tantos estão por ai, com seus afazeres, sentados em suas varandas seguindo suas vidas e tentando solucionar seus afazeres.
Afinal o que nos une então? Acredito que seja a eterna dúvida do porque corremos tanto e não saímos do lugar… em apenas não conseguirmos curtir o momento por si só e encontrar prazer real nisso, em ficarmos cheios de deadlines (tão anos 70/80/90) para cumprir, aceitando a cobrança que nos impõe. Mas ao olhar o prédio da frente vi um jovem adulto, como nós, brincando com seu cachorrinho, jogando a bolinha e vindo com ele buscar, talvez esteja ai um momento único de diversão e não dever, em que você apenas vive aquilo que está acontecendo em sua vida.
Percebi que comecei a tornar até os momentos de diversão uma obrigação, como quando preciso ir ver meu cavalo e quero (me cobram/eu me cobro) que ele esteja de um dado jeito. Mas ele não tem as mesmas aflições que eu, assim como aquele cachorrinho do prédio da frente não tem, assim como meu gato, que só quer brincar, também não tem. Eles apenas vivem.
Então chego à conclusão que precisamos ser menos racionais e nos apegarmos apenas aos momentos aceitando-os como eles acontecem… É claro que ninguém aqui vai fazer aloka e largar tudo e viver num pasto, mas, saber dar um pause e apenas aproveitar é o mínimo para mantermos alguma saúde mental.

Pois é, sempre soube que os animais é quem são nossos verdadeiros professores, pena que não ensinam isso no nosso banco de escola.

Deixe um comentário

